Hans Rosling (1948-2017)

By fevereiro 8, 2017Uncategorized

Tenho falado sobre Hans Rosling desde 2010, quando passei a lecionar Métodos Inferenciais em Psicologia no PPG-PSTO da Universidade de Brasília. Faleceu ontem com 68 anos.

Ele era um grande divulgador da análise de dados, combatendo estereótipos negativos sobre estatística e promovendo seu ensino de maneira muito visual e divertida. Rosling também aplicava a estatística a grandes questões mundiais, como pobreza, expectativa de vida e epidemias. Seus artigos foram publicados em grandes revistas científicas e ele era professor emérito do Karolinska Institutet, na Suécia. Não tinha formação em psicologia, mas mencionava nossa área em muitos textos e entrevistas, conferindo aos fenômenos de influência social um papel sempre estratégico.

Os TEDs de Rosling tiveram enorme repercussão (http://www.ted.com/playlists/474/the_best_hans_rosling_talks_yo), assim como suas diversas aparições na grande mídia e o site de sua GapMinder Foundation – www.gapminder.org , com excelentes recursos para download gratuito.

Sempre começo o ensino de Métodos Inferenciais em Psicologia exibindo uma parte do “The joy of statistics”, documentário da BBC em que esse cara sueco, grandão, meio rabugento, meio engraçado, faz até os que odeiam números se interessar pelo assunto. Para quem não conhece, vale assistir a pelo menos os primeiros minutos legendados de https://www.youtube.com/watch?v=U5Q9zdIHbRU&t=1303s

Do documentário:
“The world we live in is awash with data that comes pouring in from everywhere around us. On its own, this data is just noise and confusion. To make sense of data, to find the meaning in it, we need the powerful branch of science – statistics.

Believe me, there is nothing boring about statistics, especially not today when we can make the data sing. With statistics, we can really make sense of the world. And there is more. With statistics, that data deluge, as it’s being called, is leading us to ever greater understanding of the life on earth and the universe beyond.

Thanks to the incredible power of today’s computers, it may fundamentally transform the process of scientific discovery.

And did you know? Statistics is now the sexiest subject around!” 🙂

Ele também deixava claro que qualidade e quantidade devem andar juntos em ciência, como Yin e Yang, sem falsas dicotomias que só atrasam nosso desenvolvimento.

B = f(P, E),

Fabio


Fabio Iglesias
www.influencia.unb.br

3 Comments

  • Lucas disse:

    Grande perda 🙁

  • Lude Marieta disse:

    Nada mais pedagógico como usar o bom humor para trabalhar com tópicos vistos como “áridos”. Rosling não se limitou ao trabalho acadêmico da Estatística: aproveitou o conhecimento técnico para se comunicar com variados públicos sobre temas de grande relevância social. Seu exemplo será lembrado e reproduzido com carinho!

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